Latest Entries »

Monday, March 22, 2010

Actividades Complementares

  • Será o Hidrogénio uma fonte de energia do Futuro?

O hidrogénio é o elemento mais abundante no universo (75%) e também o terceiro elemento mais presente na Terra. É incolor e inodoro.

Este elemento tem excelentes propriedades tanto como combustível (Um quilo de hidrogénio possui aproximadamente a mesma energia que 3,5 litros de petróleo ou 2,1 quilos de gás natural ou 2,8 quilos de gasolina.) quanto como transmissor de energia. Pode ser obtido por múltiplas formas bastante eficazes: por electrólise da água; por reforma de álcool e hidrocarbonetos (metanol, etanol, metano, gás natural e outros), etc. Assim, é considerado por muitos o ‘’combustível ideal’’.

Quando combinado com uma célula de combustível, o hidrogénio oferece uma produção de electricidade silenciosa e de alta eficácia. Mais significativo é que se poderia abrir o caminho para uma energia sem emissões em toda parte, de casas até carros. Nenhuma tecnologia isolada oferece oportunidades tão amplas.

O Hidrogénio, quando produzido por fontes de energia renováveis, a sua utilização através de células de combustível, é totalmente limpa, formando apenas como produtos da reacção água e calor, não havendo quaisquer emissões de partículas, monóxido de carbono, dióxido de carbono (CO2), óxidos de azoto (NOx) e óxidos de enxofre (SOx), que são responsáveis por problemas ambientais tais como chuvas ácidas, problemas respiratórios e pelo aquecimento global do planeta.

Sendo assim, o hidrogénio tem um grande potencial ambiental, fazendo parte de um ciclo de vida limpo, tornando-se um sério candidato a substituir a actual economia baseada nos combustíveis fosseis. Para que isto seja possível terá que se criar as seguintes infra-estruturas:

· Produção de Hidrogénio;

· Armazenamento / transporte / distribuição do Hidrogénio;

· Utilização final do Hidrogénio.


Energia Obtida através do Hidrogénio

Vantagens do Hidrogénio:

1 - Veículos movidos a hidrogénio não terão motor a combustão. Os motores serão eléctricos, o que evitará a poluição do meio ambiente.

2 - O processo de geração de energia é descentralizado. N

ão será necessário construir hidroeléctricas gigantescas. O hidrogénio pode ser produzido a partir de várias fontes: água, combustíveis fósseis e biomassa. Essa produção pode ainda ser feita com o aproveitamento da energia solar ou eólica.

3 - Fonte renovável, inesgotável e não poluente. A produção de energia pode ser realizada em qualquer lugar.

4 - A geração de energia por meio de pilhas a combustível é pelo menos duas vezes mais eficaz do que a obtida pelos processos tradicionais.

Todos estes dados, levam-nos a crer que o hidrogénio, é um forte candidato de fonte de energia do futuro... Existindo em grande abudância, com grandes taxas de aproveitamente e com processos limpos e menos causadores do efeito de estufa. Será um candidato de peso nas fontes de energia dos veículos movidos a motor.

Exemplo de Veículo Alimentado a Hidrogénio


  • Quais são as Indústrias Portuguesas que utilizam o amoníaco como matéria-prima?

Em Portugal, podemos encontrar a utilização de Amoníaco no funcionamento de algumas Indústrias, tais como:

• Cuf - Químicos Industriais,


• ADP – Adubos de Portugal, S.A.


• Quiminova - Química Industrial e Agrícola Lda


• A EGIQUÍMICA Lda.



  • Que Regras de Segurança devem ser seguidas no transporte de matérias-primas, nomeadamente no transporte de amoníaco?

O transporte deve ser evitado em veículos onde o espaço de carga não é separado do compartimento do condutor;

Deve-se assegurar também que o condutor do veículo conhece os perigos potenciais da carga, bem como as medidas a tomar em caso de acidentes ou emergências.

Antes de transportar os recipientes, deve-se:
- Verificar se estão bem fixados;
- Comprovar que as válvulas das garrafas estão bem fechadas e não têm fugas;
- Comprovar que o tampão de saída da válvula, quando existente, está correctamente instalado;
- Comprovar que o dispositivo de protecção da válvula, quando existente, está correctamente instalado;
- Garantir ventilação adequada;
- Cumprir a legislação em vigor.


  • Como se deve actuar em caso de acidente, quer no que respeita ao transporte de amoníaco quer no que respeita ao seu processo industrial de fabrico?

Medidas de Primeiros Socorros:

Inalação

Retirar a vítima da área contaminada utilizando o equipamento de respiração autónoma.

Manter a vítima quente e em repouso. Chamar o médico. Aplicar a respiração artificial se a vítima parar de respirar;

Contacto com a pele e com os olhos:

Lavar imediatamente os olhos abundantemente com água durante, pelo menos, 15 minutos. Retirar as roupas contaminadas. Molhar a zona contaminada com água pelo menos durante 15 minutos. Obter assistência médica;

Ingestão:

Não induzir o vómito, pois pode tornar-se corrosivo. Em caso de ingestão, dirigir-se imediatamente a um médico, mostrando-lhe a etiqueta e a embalagem. Levar a vítima ao hospital.


Medidas em caso de fugas acidentais:

Precauções pessoais:

Evacuar a área. Assegurar uma adequada ventilação de ar. Utilizar equipamento de respiração autónoma de pressão positiva e roupa de protecção química;

Precauções ambientais:

Tentar eliminar a fuga. Reduzir o vapor com água em forma de névoa (pulverizada) ou tipo chuveiro fino;

Métodos de limpeza:

Ventilar a área. Manter a área evacuada e livre de fontes de ignição até que o líquido derramado se evapore totalmente (solo livre de gelo). Lavar a área com água.


No comments:

Post a Comment