Latest Entries »

Monday, March 22, 2010

O Ciclo do Azoto

O ciclo do azoto é um processo biológico, frequentemente exemplificado na preparação de aquários, aumentando assim, o tempo de vida e saúde dos peixes.

Na natureza, resultante da acção e certos microrganismos, os cadáveres e excrementos de certos animais, são decompostos e simplificados, sendo grande parte, aproveitada por outros seres vivos. Dessa decomposição, um dos mais importantes compostos resultantes é o azoto.

Os microrganismos responsáveis pela decomposição dos compostos nitrogenados são chamados bactérias nitrificantes, e que, na natureza, são encontrados com maior abundância junto de corpos em decomposição.

Embora o Azoto seja extremamente abundante na atmosfera terrestre, apenas alguns tipos de bactérias o conseguem captar na sua forma natural (as cianofíceas - denominadas de fixadoras de azoto), acabando por ser consumidas por outros animais, e assim sucessivamente, até que os compostos são espalhados a todos os animais; há ainda certos tipos de plantas que são capazes de extrair o azoto do solo, mas, com o decorrer do tempo, o azoto do solo foi diminuindo em quantidade, tendo agora de ser compensado através da adição de fertilizantes e processos naturais: o azoto do ar pode ser fixado por meio de descargas eléctricas na atmosfera, formando-se assim ácido nítrico, que é conduzido pela chuva ao solo, e acaba por formar nitratos.

Outra forma de fixação do azoto pode ser observada em dois tipos de bactérias: as do género Rhizobium, que se alojam nos nódulos das raízes das leguminosas e sintetizam, com o azoto do ar, compostos orgânicos à base de azoto utilizados pela planta na síntese das proteínas; e as saprófitas, que combinam o azoto atmosférico com carbohidratos.

Na decomposição dos restos animais e vegetais, o azoto neles presente transforma-se principalmente em amónia (NH4OH), por acção das bactérias amonificantes. A amónia formada pode ser atacada pelas bactérias nitrificantes, para produzir nitrito. Este, sob a acção das Nitrobacter, passa a nitrato, e o nitrato, sob a acção das bactérias disnitrificantes reduz-se novamente a azoto, que volta de novo à atmosfera, e reinicia todo o ciclo.

A imagem seguinte, exemplifica-nos ilustrativamente o ciclo do azoto:


Ciclo do Azoto

No comments:

Post a Comment