Latest Entries »

Monday, March 22, 2010

O Amoníaco, a Saúde e o Ambiente.



Apesar das inúmeras vantagens do amoníaco na nossa vida, a este também se associam desvantagens. Pode mesmo tornar-se um sério risco quando o seu manuseamento / utilização são indevidos. Pode ser a causa de riscos na saúde

humana.

· Após Ingestão: Quando ingerido o amoníaco causa vómitos, náuseas, e danos ao longo do aparelho digestivo.


· Após Inalação: Os vapores deste elemento são bastante irritantes e corrosivos.


· A nível cutâneo (Após Contacto com a Pele): Pode causar queimaduras, quer

ligeiras, quer graves ( 1º, 2º e 3º graus respectivamente).


· Após Contacto Ocular: Pode causar danos permanentes, mesmo quando se trata de uma pequena quantidade de substância.


O amoníaco que é libertado para a atmosfera, pode originar sulfato de amoníaco e nitrato de amoníaco, aos quais se dá o nome de matérias particuladas, que são partículas de características sólidas ou líquidas, que se encontram dispersas pela atmosfera.

A maioria das partículas, que têm um diâmetro superior a 5mm, normalmente depositam-se no nariz, na traqueia e nos brônquios, mas quanto mais pequena for a dimensão destas partículas mais perigosas as mesmas se tornam (depositam-se em zonas de maior risco).

As matérias particuladas causam problemas relacionados com cancro pulmonar, graves problemas respiratórios e podem, inclusive, provocar morte prematura.



A solução aquosa do amoníaco é uma base e por esse mesmo motivo quando existe a presença deste mesmo composto num determinado sistema ecológico podem ocorrer modificações do pH desses mesmos sistemas.Da decomposição do amoníaco, vão originar-se óxidos de azoto, um dos agentes mais poluentes da atmosfera.

São estes óxidos de azoto que provocam a precipitação de chuvas ácidas.

Na produção de amoníaco, do processo de obtenção de matérias-primas para o fabrico deste, ocorre a produção de dióxido de carbono como um subproduto, que ao ser lançado para a atmosfera vai ser um dos contribuintes para o fenómeno do efeito de estufa.



No comments:

Post a Comment